Mato Grosso, Domingo, 05 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat amplia atuação em Campo Novo do Parecis
Unemat amplia atuação em Campo Novo do Parecis
08/06/2005 14:46:18
por Coordenadoria de Comunicação Social
Reitor assina convênio com o município
Reitor assina convênio com o município

O reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso Taisir Karim assinou na tarde desta terça-feira (08.06) na sede administrativa da Unemat em Cáceres, convênio com a prefeitura municipal de Campo Novo do Parecis para a oferta de um curso de Administração ligado ao Campus da Unemat em Tangará da Serra. O curso desenvolvido em formato de turma única terá inicio no próximo semestre letivo. Ao todo 50 vagas foram ofertadas no vestibular 2005/02.

Segundo a coordenadora do Campus, Ivanete Parzianello a oferta da graduação responde a necessidades apontadas pela comunidade local, sendo oferecido o curso de Administração com linha de formação voltada para o Agronégocio, com base na vocação econômica do município. “A ação é muito importante, pois integra o conhecimento intelectual com o desenvolvimento econômico e as relações humanas” considera Parzianello.

A atuação da Unemat no município resultou no final do ano passado na formatura de duas turmas do curso de Administração e Letras, possibilitando a conclusão do ensino superior a cerca de 100 profissionais entre bacharéis e licenciados.

Para o curso ofertado esse ano, 450 pessoas estão inscritas, indicando a concorrência de 9.0 candidatos/vaga. Número que segundo o prefeito Jesur José Cassol reafirma a credibilidade da Unemat e a necessidade da parceria. “A procura pela Unemat é muito grande e nós estamos juntos nessa parceria para atender ao menos parte dessa demanda” afirma o prefeito apresentando o pleito de ampliação das ações da Unemat no município.

São José do Rio Claro

Uma comitiva formada por prefeito, secretária de educação, assessores pedagógicos entre outros professores do município de São José do Rio Claro, também estiveram na Unemat para pleitear a oferta de cursos da Instituição.

A solicitação segundo a comitiva, não se limita a necessidade de São José do Rio Claro, mas é baseada na expectativa de todos os municípios circunvizinhos. Segundo o prefeito de São José, Massao Paulo Watanabe, a carência de formação superior afeta massiçamente a população de baixa renda, tendo em vista que já há no município extensões de cursos de faculdades privadas. “A intenção é tentar contemplar aos alunos economicamente menos favorecidos através do serviço público. Nós temos extensão de faculdades privadas e a idéia é levar a universidade pública dando oportunidades a todos”, explica o prefeito.

O reitor da Unemat, após ouvir o diagnóstico das necessidades do município e da região, incumbiu a uma equipe da Instituição a apresentação dos projetos que são desenvolvidos pela Universidade no âmbito de ensino superior a exemplo das Parceladas que garante a formação em serviço de professores, e outras modalidades de cursos que são desenvolvidas em parcerias. O reitor solicitou a demanda de ensino superior na região e a indicação da área de conhecimento mais próxima da necessidade da comunidade.

“É uma satisfação para Universidade receber toda essa demanda, uma vez que ela é reconhecida em quase 100% do estado, com base no trabalho que vem desenvolvendo. Então na medida do possível, daquilo que podemos atender, vamos fazer, mas com qualidade. Nós queremos trabalhar em todo o estado, mas ofertando cursos com qualidade, por que o que garante o reconhecimento da população perante a Unemat é justamente a qualidade daquilo que ela apresenta a sociedade.” afirma o reitor.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24683 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada